SELEÇÃO BRASILEIRA


A Copa do Mundo de Futebol para Amputados foi criada em 1987 pela Ampute Soccer International, com sede em Seatle (EUA). Dois anos depois, o Brasil já participava pela primeira vez do evento, competindo com as equipes da Inglaterra, El Salvador, Rússia, Guatemala, Canadá e Estados Unidos.

O primeiro time de futebol de amputados do Brasil foi formado pela Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef) em 1986. A primeira competição da categoria no país foi em Linhares (ES), naquele mesmo ano. Apenas duas equipes competiram com times mistos de portadores de deficiência.

Outros times foram se formando. Em 1989, o Brasil participou do seu primeiro Mundial, em Seatle (EUA), onde conquistou o 3º lugar no campo e na arena.

Paulatinamente, outros times foram formados e hoje o futebol de amputados é praticado na Geórgia, Ucrânia, Maldova, Uzbequistão, Argentina, Turquia, Inglaterra,

Estados Unidos, Ghana, Tanzânia, Libéria, Angola, Haiti, Iran, Uzbekistão, Japão e Turquia

No Brasil, a CBFAmput promove os Campeonatos Nacionais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro – Séries A e B, Campeonato Paulista, Copa Regional Norte-Nordeste e  Copa Regional Centro-Oeste/ Sul / Minas /Rio.

O Brasil é sem dúvida nenhuma, o país do futebol, reconhecido internacionalmente, somos os produtores dos maiores jogadores.

O país dos Djalminha, Viola, Junior Baiano, Romário, e dentre vários hoje, que atuam no Showbol. É também o país do Ademir, Mário, Bartô, Chico, Kinkas, Elizeu, Rodrigo, Rogerinho que abrilhantam com o seu futebol de uma perna e braços só, o futebol brasileiro de habilidades técnicas apuradas e brilhantismo.

Em comum, estes jogadores possuem o amor ao futebol, o orgulho de jogarem pelo Brasil, o que os difere são as muletas, mas que não o impedem de poderem subir no topo do pódio e ver a bandeira do nosso país tremulando, ao som do hino nacional.